Estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13-Jade | Foto: Renato Lobo
CPTM

Primeiro trem das linhas 8 e 9 da CPTM deve chegar em dezembro de 2022

No final de julho, o grupo CCR junto com o Ruas Invest assinou o contrato de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM, sendo que a passagem do bastão deve ocorrer em 25 de janeiro de 2022.

Durante o anúncio de ampliação da fábrica da Alstom em Taubaté, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, informou que a empresa deve receber o primeiro trem 18 meses após a assinatura, ou seja, em dezembro de 2022.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Foram comprados 36 trens do modelo metrópoles, o que indica similaridade com a frota 9000 da CPTM. Os comboios devem ter as mesmas caraterísticas dos novos trens, como passagem livre entre os carros, portas largas, entre outros itens.

De acordo com a fabricante, os veículos são fabricados em aço inoxidável, um dos principais ganhos é a durabilidade: as caixas duram mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono. Além disso, consomem menos energia e, consequentemente, são mais eficientes em termos energéticos. Cada trem pode transportar 2.600 passageiros. Os trens também contarão com tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio e extintores.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus