Metrô

China ganha sua primeira linha de Metrô expressa com velocidades de 160 km/h

A China Ganhou no final do mês passado a primeira linha expressa do metrô em Guangzhou, com trens operando a até 160 km/h.

A Linha 18 conta com 58,3 km e vai de um terminal sul em Wanqingsha, no distrito portuário de Nansha, em rápido desenvolvimento, até Xiancun, no lado leste do centro da cidade. Existem apenas oito estações, com os 26 km entre as paradas adjacentes na Praça Panyu e Hengli permitindo uma corrida rápida.

O eixo metroviário é operado por uma frota de 25 trens do Tipo D de oito carros fornecidos pela CRRC Zhuzhou. Foram projetados para operar a 160 km/h, mas foram testados a até 176 km/h .

A linha 18 está sendo estendida ao norte de Xiancun para a estação ferroviária Guangzhou Dong, com esta seção prevista para abrir em 2025. Uma nova continuação para Baiyun e Huachengjie está planejada, adicionando outros 39,6 km e mais sete estações, enquanto uma extensão ao sul para Zhuhai também está prevista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus