Foto: CPTM
Trens Regionais

Qual será o intervalo e horário do Trem InterCidades SP-Campinas?

No mês passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM lançou a consulta pública do projeto do Trem InterCidades (TIC), entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7 e a extensão do trem metropolitanos até Campinas (Trem Intermetropolitano). Está aberta também a consulta pública, onde as minutas do edital fornecem detalhes sobre os projetos, como horários de operação e intervalos.

TIM

A previsão da programação dos intervalos entre trens do serviço entre Francisco Morato e Campinas, nos dias úteis, sábados, domingos, feriados e pontes de feriados, o intervalo entre trens será limitado ao mínimo de 15 minutos e no
máximo de 60 minutos.

As minutos do edital lembra que entre Jundiaí e Campinas, onde a circulação será compartilhada entre TIM e TIC, obedecendo viagens programadas por tabela horária neste trecho. Já para o trecho entre Francisco Morato e Jundiaí o intervalo máximo deverá ser de 30 minutos.

Linha 7

O trem entre Barra Funda e Francisco Morato seguirá os horários atuais, mas a partir do 7º ano de concessão, deverá ser reduzido para 4 minutos no pico.

Ambos os serviços acima devem estar abertos ao público das 04h00 às 24h horas no período de domingo a sexta e das 04h00 do sábado à 01h do domingo. A circulação de trens em operação deverá considerar a parada dos trens em todas as estações abertas ao público.

TIC

O Trem InterCidades (Serviço expresso São Paulo-Campinas) deverá estar aberto ao público por pelo menos 18 horas diárias e com intervalo máximo de trens de 60 minutos, estabelecendo o programa horário aderente às necessidades da demanda e compatível com os horários operacionais do Sistema Metroferroviário para efeito de integração. No pico, intervalos serão de até 15 minutos. A viagem tem duração de prevista de 1h04.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Se entendi bem este projeto, o TIC vai trafegar somente entre Campinas e a Estação Francisco Morato. É isso mesmo?
    Penso que, a esmagadora maioria dos possíveis usuários deste serviço necessitam desloca-se para as regiões centrais e centros financeiros da cidade de São Paulo. A estação final ideal não seria a Palmeiras – Barra Funda?
    Se estes usuários ficarem dependentes de várias baldeações para chegarem a seus destinos, acredito que este projeto esteja fadado ao fracasso ou, será subutilizado.

Publicidade

Anúncios