Trem de Carga

Governo Federal anuncia 11 novas ferrovias no programa “Pro Trilhos”

O Ministério da Infraestrutura informou por meio de um comunicado que após Medida Provisória que viabiliza o programa Pro Trilhos, já recebeu 11 pedidos de autorização para criação de ferrovias no país. A pasta destaca a Ferroeste, que solicitou o trecho entre Cascavel, no Paraná, e Chapecó, em Santa Catarina. Agora são 10 estados contemplados com projetos de novas linhas férreas.

O projeto solicitado tem traçado de 286 quilômetros e previsão de aproximadamente R$ 6 bilhões de investimentos privados. A empresa ainda apresentou requerimentos para construção de linhas entre Maracaju/MS e Dourados/MS (76 quilômetros de extensão); Guarapuava/PR e Paranaguá/PR (405 quilômetros); e Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR (166 quilômetros).

São ao todo 3,6 mil quilômetros de novos trilhos pelo país, com investimento na casa dos R$ 53,5 bilhões. As novas ferrovias vão cortar cidades de 10 estados em quatro regiões brasileiras: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.

Os requerimentos então passa a ser avaliados pelo Ministério, responsável por emitir as autorizações, caso os empreendimentos cumpram todos os requisitos exigidos pelo Governo Federal.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus