Ônibus

Curitiba estabelece parceria com BNDES para implantar ônibus elétricos

A cidade de Curitiba foi selecionada em chamada pública nacional para a realização dos estudos dos projetos do Novo Inter 2 e do Ligeirão no Corredor Leste-Oeste. A iniciativa é do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), com parceria com um banco Alemão. Guarulhos também foi contemplado para implantar um VLT.

Já a capital do Paraná tem planos de implantar ônibus elétricos. “Damos um passo importante para a evolução do transporte público de Curitiba com ônibus elétricos e à melhoria da mobilidade como um todo. Toma forma o plano apresentado pelo prefeito Rafael Greca de reduzir emissões de poluentes e do compromisso com a inovação”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.

Com um aporte de recursos serão possível apoio técnico aos estudos de pré-viabilidade nos dois projetos de implantação de ônibus elétricos em larga escala na cidade. São estimados 450 mil euros a fundo perdido. Os projetos-alvo da chamada foram os que buscam reduzir emissões de CO2, promover a inclusão social, o desenvolvimento de novas tecnologias.

A Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável é uma parceria da Cooperação Alemã por meio do KfW Banco de Desenvolvimento daquele país; o BNDES; o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esta foi a primeira iniciativa desta cooperação com vistas ao fomento da mobilidade sustentável no Brasil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus