Divulgação GESP
Metrô SP

Acciona usa tecnologia que promete eliminar “perdas de tempo” na Linha 6 do Metrô

Em outubro de 2020 a ACCIONA retomou a construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, por meio de uma parceira público-privado (PPP). O grupo espanhol informou por meio de uma nota que aposta em tecnologias com o objetivo de auxiliar na otimização de processos. Uma destas melhorias é a utilização da metodologia BIM (Building Information Modeling).  A nota é sobre um artigo de autoria do Pedro Rey Antón, Especialista em BIM, aém de Alessandra Barbetta e Bruna Vieira – Projetistas BIM.

O modelo de trabalho apresenta grande sucesso em vários de seus empreendimentos em todo o mundo, tanto em edifícios quanto em infraestruturas. A empresa já tem casos de sucesso semelhantes, como um VLT de Sydney e a extensão da Linha Vermelha do metrô de Dubai.

Divulgação Acciona

A metodologia BIM é baseada em um modelo digital do empreendimento em 3D, que é elaborado ainda na fase de projeto e desenvolvido ao longo da construção. É então possível fazer a integração de todos os participantes: projetistas, subcontratados, fabricantes, entre outros. Todos fazendo um trabalho colaborativo na atualização do modelo em tempo real. E isso permite o acesso total das informações, que são geradas a qualquer momento e local. Além disso, com o uso do BIM é possível minimizar o uso do papel – outro ponto importante nas políticas de sustentabilidade da empresa.” –  diz o comunicado.

A empresa ainda destaca benefícios como: a detecção precoce de conflitos, erros e contratempos (internos ou externos) – o que elimina possíveis “perdas de tempo” com refações e ainda minimiza ou elimina possíveis mudanças com alto custo nas etapas de trabalho.

A Linha 6 fará ligação entre as estações São Joaquim e Brasilândia, em um trecho de 15 km com 15 estações distribuídas ao longo da sua extensão. Sua entrega é prometida para 2025.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios