Trens Regionais

Trem de hidrogênio da Alstom opera pela primeira vez na Suécia

O primeiro trem do mundo a ser movido a hidrogênio passou a levar passageiros em Östersund, na Suécia. O modelo Coradia iLint da Alstom, é a aposta da fabricante francesa em desenvolver novas tecnologias para o transporte de passageiros.

“Os trens Coradia iLint representam uma grande oportunidade para a Suécia reduzir as emissões de CO2 e até mesmo descarbonizar o transporte ferroviário. Graças ao transporte público movido a hidrogênio, os operadores regionais podem ser faróis da mobilidade moderna, como experimentado recentemente na Alemanha, Holanda e Áustria – que testaram e estão implementando (ou planejando implementar) trens de hidrogênio.” – diz Rob Whyte, CEO da Alstom Nordics

O modelo foi apresentado em 2016, sendo destinado a serviços regionais sem emissão de CO2, que representa uma verdadeira alternativa à energia a diesel. Os primeiros dois trens 100% H2 iLint entraram em serviço comercial em 2018 na Alemanha e já percorreram mais de 100.000 km. Até o momento, 41 composições foram encomendadas na Alemanha, e testes bem-sucedidos ocorreram na Áustria e na Holanda. Na Itália, a operadora FNM confirmou um pedido de 14 trens 100% H2 no final de 2020.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus