VLT

Guarulhos estabelece parceria com BNDES para VLT

A prefeitura de Guarulhos informou por meio de um comunicado que estabeleceu parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para introdução de um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT.

Mesmo sem previsão de obras, o prefeito da cidade comemorou o feito. “Com esta conquista, podemos agora dar mais um passo para planejar o futuro sustentável de Guarulhos e deixar um grande legado para as próximas gerações, por meio de um sistema de transporte avançado que privilegie a população dos bairros mais distantes da região central”, afirmou o prefeito Guti.

A Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável é uma parceria da Cooperação Alemã por meio do KfW Banco de Desenvolvimento, daquele país, o BNDES e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto do VLT foi considerado consistente pelo grupo alemão, já que um dos diferenciais é conectar o VLT, da região central, com os terminais de ônibus, futura estação do metrô da Linha 19-Celeste, e estações da Linha 13-Jade da CPTM, além do Aeroporto de Guarulhos.

A inclusão de Guarulhos garantirá o apoio técnico aos estudos de pré-viabilidade nos projetos de implantação do VLT nas linhas planejadas para a cidade. O suporte será custeado com recursos a fundo de longo prazo do governo alemão, que devem chegar a até 450 mil euros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus