Trem de Carga

Novas propostas focadas na segurança e eficiência de operações ferroviárias da Rumo

A Rumo, maior operadora de logística ferroviária independente do Brasil, lançou mais uma edição do Programa Acelera, que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e capacitar mais profissionais com soluções inovadoras no setor ferroviário. A iniciativa foi desenvolvida pelos colaboradores da Rumo, e teve como referência os módulos de Inovação e Design Thinking, para trazer resolução de problemas utilizando os princípios de multidisciplinaridade, colaboração e estruturação de ideias e processos.

O projeto conta com 10 propostas de desenvolvimento para a fase de capacitação nos 5 módulos de treinamento, entre os estudos estão temas como:

  • Revisão de trens em pontes
  • Desgaste dos trilhos
  • otimização da capacidade dos vagões
  • Armazenamento
  • Transporte de cargas perigosas

“É uma oportunidade de estimular o empreendedorismo e de engajar os profissionais no desenvolvimento de novas soluções na operação ferroviária. Os colaboradores apresentaram temas diversos e multidisciplinares. Acreditamos que todo colaborador pode ser um pioneiro na inovação” afirma Vivian Gasperino, Gerente executiva de inovação da Rumo

Será orientado por mentores da Rumo, como lideranças das áreas de engenharia, manutenção e operação e inovação, e será 100% EAD (Ensino a Distância). Conta também com o apoio de metodologias da GrandDesigns, consultora de treinamentos e cursos.

“O Acelera agora passa por uma verdadeira fase de imersão. Oferecemos todo o suporte para que as ideias possam ser desenvolvidas. No final do processo, um dos projetos será patrocinado pelo time de Inovação e colocado em prática”, contextualiza Rafael Pinto, gerente de Inovação.

(Fonte: Rumo)

Sobre o autor do post

Carla Rodrigues

Via Trolebus