Trem Intermetropolitano Francisco Morato-Campinas terá intervalo de 20 minutos

Estação Jundiaí | Foto: Renato Lobo

YouTube video

Durante uma audiência na Câmara de Campinas que debatia a implantação do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, membros do governo estadual informaram mais detalhes sobre o chamado “Trem Intermetropolitano”, que será a extensão da Linha 7-Rubi até Campinas, com paradas intermediárias. Participou da apresentação o Secretário Executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

O valor do trem parador será o mesmo praticado nos demais serviços da CPTM, que hoje é de R$ 4,40, diferente do serviço expresso (TIC), que será um serviço seletivo, com tarifa diferenciada e todos os passageiros sentados.

Outro ponto revelado do Trem Intermetropolitano parador é o intervalo, que será de 20 minutos, diferente do trecho entre Francisco Morato e São Paulo, que terá intervalos de 4 minutos. A velocidade comercial será de 56 km/h, e o tempo de viagem entre Campinas e Francisco Morato será de 1h08min.

A expectativa é lançar o edital ainda em dezembro de 2021, com a assinatura dos contratos ainda em 2022. O mesmo concessionário vai operar o TIC (São Paulo-Campinas), a Linha 7-Rubi entre Barra Funda e Francisco Morato, e o trem intermetropolitanos entre Francisco Morato e Campinas:

Já sobre obras, Paulo Galli diz que as intervenções podem ocorrer em 2023, com previsão de operação em 2024.

Texto em atualização

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus