Monotrilho

Sem TIC em Viracopos, Campinas trabalha para ligar Centro ao Aeroporto por trilhos

Ayrton Camargo e Silva, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – Emdec, durante uma audiência na câmara de Campinas sobre a implantação do trem entre São Paulo e a região, disse que a prefeitura trabalha para implantar um serviço estrutural sobre trilhos.

De acordo com Ayrton, o objetivo é promover a ligação entre o Aeroporto de Viracopos e o centro da cidade, para promover uma ligação com o Trem Intercidades, que por sua vez vai ligar com a capital paulista.

Recentemente a Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial um edital de chamamento público para que empresas e consórcios interessados em apresentarem estudos para a implantação de uma linha ferroviária urbana.

O metro-leve terá 18 quilômetros de extensão, entre o Pátio Ferroviário de Campinas, no Centro, e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Serão desenvolvidos estudos técnicos preparatórios que irão subsidiar a modelagem de uma concessão para implantação e operação do futuro ramal, de acordo com um comunicado do poder público.

“É o primeiro passo de um importante projeto para a Região Metropolitana de Campinas, que fará a ligação, por meio de modal ferroviário, do Centro da cidade à região do Campo Belo e ao Aeroporto Internacional de Viracopos”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

A BYD já manifestou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) prevendo seu produto SkyShuttle, uma espécie de monotrilho de menor capacidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus