Trens Regionais

Governo do Estado volta a prometer trem entre São Paulo e São José dos Campos

Durante visita ao Vale do Paraíba na semana passada, o governador João Doria voltou a prometer um trem de passageiros entre a região e São Paulo, segundo o site “O Vale“.

O Governador disse que o projeto será por meio de parcerias com o setor privado, e citou o trem intercidades – TIC entre São Paulo e Campinas como exemplo.  “Não é barato e não é rápido, mas precisa ser iniciado e precisamos fazer agora nesse segundo semestre, tanto aqui [na RMVale] quanto em Campinas”, declarou. De acordo ainda com a publicação, o trem teria paradas em São José e até Aparecida.

A promessa de um serviço ferroviário de passageiro não é nova. Em 2020, membros do governo estadual já haviam prometido implantação do atendimento. Ao contrário do TIC São Paulo-Campinas, que tem o cronograma de lançamento de licitação definido até o fim deste ano, existem poucas informações públicas sobre o projeto do que seria a segunda linha do TIC.

A capital paulista e São José dos Campos, a principal cidade do Vale do Paraíba, são 100 km distantes uma da outra. O Caminho entre os dois municípios é ligado por uma ferrovia de carga, a antiga variante do Parateí, que corta cidades como Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes,  Guararema e Jacareí. É o antigo caminho da Central do Brasil, sendo uma ferrovia que liga São Paulo e Rio de Janeiro, que já teve o transporte de passageiros no passado.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus