Trens Regionais

Doria diz que deve apresentar Trem Intercidades até o Vale do Paraíba ainda neste ano

O Governador de São Paulo, João Doria, disse que deve ser apresentado já no primeiro semestre deste ano, o projeto do Trem Intercidades até o Vale do Paraíba, segundo publicação do “Estadão Conteúdo”, republicado em diversos sites de notícias. A região concentra diversas cidades, e a maior é São José dos Campos.

Os projetos devem ser tocados por meio de Parcerias Público-Privadas – PPP. O eixo entre São Paulo e Campinas é o mais maduro, e provavelmente o primeiro a sair do papel.

Em uma publicação recente de dezembro, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, em entrevista a OVALE, falou sobre a implantação do Trem Intercidades na região do Vale do Paraíba.

Perguntado quando o serviço de passageiros sairá do papel, João Octaviano diz que a ferrovia entre São Paulo e Campinas deve sair primeiro. “O grande ponto é iniciar o projeto São Paulo-Campinas, porque ele consegue reordenar a questão jurídica legal dos trilhos, então entre São Paulo e Campinas você já tem trem de passageiros da CPTM chegando ate Jundiaí, depois na hora que você tem o rearranjo dos trilhos para segregar carga entre São Paulo e Campinas você resolve isso, mas isso depende de uma negociação com o Ministério da Infraestrutura”, afirmou.

Até 2021

Projeções do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (DEM), em palestra de 2019, dava conta de que o projeto poderia sair do papel em 2021. A declaração foi dada em encontro com empresários na região.

De acordo com o democrata, tratativas entre o Governo Federal para a renovação antecipada do contrato com a MRS, que opera parte da malha férrea na região, e o novo contrato com a concessionária deveria prever uma faixa para o transporte de passageiros.

“A partir desta assinatura, o governo do Estado inicia seus estudos para que a gente possa, no final de 2020 ou 2021, transformar em realidade o trem aqui para São José dos Campos com uma licitação e com um vencedor”, disse o vice.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus