Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Conselho recomenda aumento de frota em SP para garantir o distanciamento social

Publicação do Jornal Agora informou que o CES – Conselho Estadual de Saúde recomendou que o governo estadual amplie a frota e horários de circulação dos transportes públicos com objetivo de reduzir a lotação do sistema e garantir o distanciamento social. Já a Secretaria de Transportes Metropolitanos, segundo a publicação, informa que só será possível após a vacinação de todos os funcionários.

Houve, no entanto, redução no atendimento. A linha 2-verde do metrô, por exemplo, teve um incremento no intervalo de até 4 minutos e 34 segundos, representando um aumento de 41%.

Já a secretaria dos transportes metropolitanos, segundo o jornal, defende a implementação do escalonamento obrigatório de entrada e saída de trabalhadores em atividades essenciais de modo a desafogar o sistema. “Assim como o estado determina o fechamento de atividades não essenciais, pode determinar o escalonamento das atividades essenciais”, diz o texto.

A pasta ainda diz que está com “Operação Monitorada” desde o início da pandemia. Ela consiste em fazer avaliações de cada faixa de horário, adequando a oferta à demanda. “Lembrando que o sistema de trilhos foi projetado e construído para transportar alto fluxo de pessoas da origem ao destino, aglomerado de pessoas em grandes escalas”, diz trecho da nota.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus