Divulgação Metrô
Recordar é viver

Há 23 anos, Metrô de São Paulo chegava no Tucuruvi

Há exatos 23 anos, o Metrô de São Paulo inaugurava três estações na Linha 1-Azul. As paradas Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi, que entraram em operação em 29 de abril de 1998, completando a extensão atual, 20,2 Km e 23 estações. O fato foi lembrado pelas redes sociais da operadora, em uma postagem do tipo TBT:

Metrô no Jaçanã

YouTube video

Jaçanã é um distrito situado na zona norte do município de São Paulo, pertencente à Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé. Tem quase 100 mil habitantes, de acordo com um levantamento feito em 2010. O bairro é quase que inteiramente constituído de moradias. Faz divisa também com a cidade de Guarulhos.

De acordo com a pesquisa de Tomas Martins, intitulada “Análise do desenvolvimento do Metrô em São Paulo” da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o bairro de Jaçana teria uma estação de Metrô. Tratava-se de uma extensão da linha 1-Azul a partir de Tucuruvi.

Tomas Martins
Análise do desenvolvimento do Metrô em São Paulo

Segundo o estudo, a crise dos anos 80 levara a um retrocesso de projetos de transportes. A Rede Básica de Metrô produzido em 1982 reflete tal fato, ao retornar praticamente ao desenho proposto pelo consórcio HMD (Hotchief-Montreal-Deconsult) da década de 60. O projeto ainda sim, previa a linha Norte-Sul até o Jaçanã.

Mas, ao longo das décadas, após os anos 80, a ideia de levar o transporte de massa até o bairro do extremo-norte acabou sendo deixada de lado, a medida em que as novas projeções da malha metroferroviária não mencionavam a extensão proposta.

Por Photograph by Mike Peel (www.mikepeel.net)

Corredor de trólebus

De acordo ainda com uma reportagem do Estadão de 2011, o projeto contemplaria ainda uma extensão além do Jaçana, rumo ao Aeroporto de Cumbica feita por um corredor de trólebus.

O projeto não saiu do papel, e a EMTU possuía planos de construí um corredor de ônibus entre o Tucuruvi e Guarulhos. Mas o projeto está em revisão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus