Trens Regionais

Campinas planeja aérea comercial com chegada de Trem Metropolitano e Intercidades

Com a possibilidade da chegada do Trem Intercidades, que deve ligar Campinas e São Paulo, além do Trem Intermetropolitano que vai atender a região, a cidade planeja revitalizar a área que deve abrigar a antiga estação dos serviços de transporte sobre trilhos.

De acordo com o jornal “O Correio“, o chamado Parque Ferroviário de Campinas, patrimônio cultural e parte da memória arquitetônica da cidade, conta com cerca de 310 mil metros quadrados, e pertence à antiga Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa).

O local ainda abriga as linhas de trens cargueiros sob concessão da Rumo Logística, a Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos, o Pátio Municipal de Veículos e os setores administrativos da Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

É previsto o desenvolvimento de uma grande intervenção urbanística no local, com a implantação de uma área comercial com estrutura hoteleira e residencial.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • A administração pública de Campinas deve tomar precaução em realizar este projeto, pois está contando com o ovo que nem saiu da galinha.
    Não se sabe ao certo se a implantação do trem regional irá de fato acontecer.
    Se tratando de Brasil, só acredito vendo o trem operando, nem mesmo quando começarem sua implantação pois estará sob o risco das obras pararem.

  • Faz muitos anos que fazem essa propaganda da volta dos trens. Nunca avança. A RMC tem todas as condições para ter um trem metropolitano de Americana a Vinhedo, integrado com os sistemas de transportes locais.
    É um absurdo que a mais nova Metropole brasileira continue no atraso.

Publicidade

Anúncios