Divulgação MRS
Trem de Carga

MRS estabelece parceria para o transporte de celulose até o Porto de Santos

Um comunicado da MRS informa que a nova fábrica da Bracell em construção, que faz parte do Projeto Star, tem previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, e o novo volume de produção exigirá uma complexa operação logística para o transporte da celulose, de Lençóis Paulista até o Porto de Santos.

De acordo com a nota, caminhões devem transportar a celulose até o Terminal Intermodal em Pederneiras, que seguirá na malha operada pela MRS até os terminais no Porto de Santos. O trajeto da ferrovia de Pederneiras até Santos tem um percurso de 510 km.

Os cem primeiros vagões já foram entregues e estão prontos para iniciar as atividades. O material rodante foi fabricado pela Greenbrier Maxion, e ao todo serão cerca de 463 vagões do modelo total sider FTT, que se caracteriza pela abertura de lona em toda a lateral do vagão.

Divulgação MRS

Contam com truque tipo Motion Control que se adequa às condições operacionais das ferrovias brasileiras, e o FTT traz vantagens em relação aos modelos mais antigos, como redução da tara do vagão, aumento significativo na capacidade de carga por trem e por vagão, além de melhor ergonomia na operação e estanqueidade, evitando perda da carga com entrada de água durante o período de chuvas. As composições vão operar 24 horas, durante os 365 dias do ano. Cada composição será formada por 60 vagões e transporta o equivalente a 113 caminhões.

“Além da aderência às diretrizes de sustentabilidade da Bracell, as operações logísticas trarão oportunidades de trabalho tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos. A entrega dos primeiros vagões é um importante marco no avanço do projeto que vai garantir a exportação da Bracell”, afirma Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell SP.

“A parceria é mais uma prova dos esforços da MRS para alavancarmos ainda mais o transporte de Carga Geral pela ferrovia. Em conjunto com a Bracell, desenhamos uma solução customizada para o melhor atendimento ao cliente, uma conduta que viemos intensificando nos últimos anos e que será ainda mais presente no nosso dia a dia com a oficialização da renovação da nossa concessão”, diz o presidente da MRS, Guilherme Mello.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios