Acervo Metrô de São Paulo
Recordar é viver

Há 50 anos, Metrô de SP iniciava as obras do Pátio Jabaquara

Há 50 anos, era iniciada a construção do primeiro pátio de um sistema de Metrô no Brasil, o de Jabaquara. Foi no dia 1° de abril de 1971.

Sua construção transformou radicalmente a paisagem da região. “O local era uma baixada ocupada por várias chácaras”, disse o geólogo e ex-chefe do Departamento de Projeto Civil da Companhia do Metrô, Kenzo Hori, que trabalhou no projeto da obra, de acordo com uma nota da operadora de mais de 100 km de trilhos e milhões de passageiros.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Kenzo Hori foi admitido em 1968, sendo um dos primeiros funcionários do Metrô, e começou como analista de projetos e deixou a empresa em 1999, na condição de chefe do Departamento de Projeto Civil.

Pátio Jabaquara | Foto: Renato Lobo

De acordo ainda com a operadora, 1.027 pessoas trabalham atualmente no Pátio Jabaquara, entre funcionários do Metrô e colaboradores terceirizados. O pátio ocupa uma área total de 330.000m², que conta com estacionamento para 52 trens, oficinas de manutenção, uma gigantesca máquina para lavar as composições, edificações administrativas, almoxarifado e a sede da universidade corporativa da Companhia.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus