Mobilidade Urbana

Governo de São Paulo anuncia prorrogação da fase emergencial até o dia 11 de abril

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou a prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo até o dia 11 de abril de 2021. A fase é a mais restritiva até hoje, já que o estado, assim como o Brasil, vive seu pior momento desde o início da pandemia.

Outra medida tomada foi a suspensão da operação descida na Rodovia dos Tamoios, que liga a região de São José dos Campos até Caraguatatuba, que é também uma das ligações mais movimentadas entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Litoral Norte. A operação no sistema Anchieta-Imigrantes também foi suspensa.

Durante o período de maior movimento era instalada a medida que consiste na liberação de uma faixa adicional para o sentido litoral no trecho de serra, que poderia ser montada quando houver necessidade de maior fluidez ao tráfego que segue em direção às cidades litorâneas.

Entenda a Fase Emergencial

Paulo Menezes, coordenador do centro de contingência da covid-19, disse que o objetivo é tirar de circulação cerca de 4 milhões de pessoas, para que o índice de isolamento aumente em mais de 50%. Nos últimos dias úteis, o índice não passou dos 45%.

Menezes diz, no entanto, que já vê um resultado positivo com os últimos dias de maiores restrições, com uma diminuição da velocidade de crescimento de internações pela covid-19.

Há ainda um toque de recolher entre 20 horas e 5h da manhã. Parques, Igrejas e praia devem ficar fechados. Já os transportes coletivos devem funcionar em plena capacidade.

Alguns setores que eram considerados essenciais, passaram a serem proibidos nessa fase:

Jean Gorinchteyn ainda apresentou um slide com recomendação de escalonamento para evitar lotação no transporte coletivo:

Mais informações podem ser consultados no site do governo do estado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus