TAV

Operadora Japonesa testa trem bala a 360 km/h com comunicação 5G

A operadora EAST Japan Railway (JR East) e a operadora móvel japonesa NTT DoCoMo concluíram com sucesso a transmissão de sinal de comunicações móveis 5G em um trem de teste Alfa-X Shinkansen operando a 360 km/h, um marco importante em um projeto para testar a viabilidade da tecnologia de comunicações em ferrovias japonesas de alta velocidade.

A tecnologia 5G usa uma banda de alta frequência, mas a qualidade da comunicação torna-se instável ao operar em altas velocidades devido à influência do efeito Doppler e a interferência de objetos situados na via férrea. Há projetos de oferecer streaming de conteúdo de alta definição durante viagens em alta velocidade.

O trabalho teve início em 2017 e os experimentos nestas velocidades foram feitos entre outubro e dezembro na seção Sendai – Shin-Aomori do Tohoku Shinkansen. Está sendo feito ainda a construção e operação do sistema de transmissão de vídeo 4K/8K. A JR East forneceu um ambiente experimental dentro do veículo Alfa-X, conduziu testes e avaliou os resultados junto com a DoCoMo.

Os trabalhos ocorreram na faixa de frequência de 4,85 GHz, que possui 100 MHz de largura de banda, alcançando velocidade de comunicação de até 500 Mbps na recepção e 100 Mbps na transmissão. Os testes mostraram que o dispositivo foi capaz de transmitir com sucesso e estabilidade imagens 4k e 8k de alta definição tanto no solo quanto a bordo do trem. O conteúdo do vídeo 4k foi baixado por cerca de 30 minutos com um tempo de comunicação de um minuto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios