CPTM Trens Regionais

Concessionária das Linhas 8 e 9 da CPTM poderá operar trem até Sorocaba

O processo de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Emeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, está em curso, e atualmente a companhia está publicando as respostas sobre uma consulta pública entre os interessados na concorrência.

O recebimento das propostas está marcado para o dia 02 de março de 2021. Além dos investimentos na ordem de R$ 3,2 bilhões, o novo operador deverá comprar mais 34 composições para operação das ferrovias. O contrato será de 30 anos.

Era cogitado a extensão do serviço de Amador Bueno até Sorocaba, mas o edital não prevê que o operador tenha que construir ou implantar a ferrovia. No entanto, caso o poder público decida por implantar o atendimento, o novo operador deverá manter o serviço.

Foto: Samuel Rocha

Houve um questionamento sobre a extensão, e a CPTM responde que o contrato “não diz respeito à obrigação da Concessionária de realizar obras de implantação das Linhas até a Região de Sorocaba, mas de, obrigatoriamente, operar e manter as linhas, incluindo o trecho correspondente à eventual expansão, caso o Poder Concedente decida pelo prolongamento das Linhas“.

A resposta ainda esclarece que “tal disposição não guarda qualquer relação com eventual prorrogação antecipada do contrato, que, se vier a ser implementada, deverá observar os termos da Lei Estadual nº 16.933/2019“. O texto ainda esclarece que “a inclusão no Contrato de eventuais investimentos em obras civis, equipamentos e sistemas para expansão das linhas até a Região Metropolitana de Sorocaba observará as regras de inserção dos investimentos adicionais”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • É esses pilantras,cornos políticos na hora de fazer algo p o país e p povo aí tem um monte de desculpas,inviável e etc mas p tirar excuir,desativar etc aí não tem burrocracia. ,não é inviável etc é por isso e muitas outras coisas q o Brasil não vai p frente um bando de incompetentes inclusive os concecionarios.

  • Independente de vir para Sorocaba, os verdadeiros heróis são o povo de Sorocaba, que construíram a linha do ZERO! Estrada de Ferro Sorocabana, por mais ingratidão com Sorocaba, deram de presente essa linha. INGRATOS!

Publicidade

Anúncios