O projeto do Trem Intercidades é aguardado há pelo menos uma década pelos moradores das cidades de São Paulo, e outros conglomerados urbanos, como Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos. Na campanha eleitoral de 2010, o então candidato ao governo que viriam vencer as eleições, Geraldo Alckmin, havia prometido as primeiras ligações de trem de passageiros.
Passado o período, o projeto não saiu do papel, mas ganhou forma nos últimos dois anos, e nesta postagem destacamos alguns pontos importantes, que geralmente aparecem como dúvidas nos comentários nas plataformas digitais em que o Via Trolebus atua:
Primeiro traçado
O primeiro eixo do TIC- Trem Intercidades será entre São Paulo e Campinas, e o serviço terá apenas uma parada em Jundiaí.
Previsão de licitação
O Governo trabalha para lançar a concorrência ainda em 2021, se não houver atrasos. A licitação deve ser feita de forma conjunta com a Linha 7-Rubi da CPTM, assim como um novo serviço parador entre Francisco Morato e Campinas, o chamado Trem Intermetropolitano.
Possíveis interessados
Há ao menos cinco interessados no projeto. A informação foi postada no site A Cidade On, com base em um comunicado da Secretaria da Fazenda. Seriam operadoras da China, Japão, França, Espanha e Itália.
Carregamento diário e serviço
O trem de viagem deve transportar 565 mil passageiros em trens com serviços de bordo, climatizados, e wi-fi.
Há recursos previstos
Durante coletiva de imprensa do governo do estado de São Paulo do último dia 16 de outubro de 2020, foi apresentado um plano de retomada da economia paulista, no período entre 2021 e 2022, no pós-covid-19. De acordo com o governador João Doria, serão R$ 36 bilhões de investimentos em dois anos e cerca de 2 milhões de novos empregos em quatro anos.
Entre os projetos, Henrique Meirelles, Secretário de Estado da Fazenda, destacou o Trem Intercidades com investimentos de U$ 1,4 bilhões de dólares.
Possibilidade de expansão mais plausível
Uma ligação entre Campinas e Americana é ventilada pelos gestores públicos, mas sem um prazo certo. O que se sabe, é que o eixo Barra-Funda-Campinas sai primeiro.
Atendimento até Viracopos
O novo operador do meio de transporte ainda poderá construir um ramal do serviço até o Aeroporto de Viracopos, de acordo com publicação do Correio.
O texto menciona que o futuro concessionário poderá optar pela extensão do traçado até o Aeroporto Internacional em um horizonte de médio prazo, assim como Americana.
Outras linhas
Há ainda em estudos para outros três ramais, também sem qualquer previsão de execução: São Paulo-Sorocaba, São Paulo-Vale do Paraíba e São Paulo-Baixada Santista.
Por falar em Sorocaba…
Um decreto do Governador João Doria do dia 30 de novembro de 2020, autorizou a abertura de licitação para a concessão das Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Um dos parâmetros descritos no decreto prevê a “a operação e a manutenção de eventual expansão do
serviço concedido em trechos que se caracterizem como prolongamento das Linhas nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Sorocaba”.
A medida abre caminho para uma futura operação de serviços, como por exemplo o Trem Intercidades entre as duas regiões.
Trem de dois andares cogitado
Uma publicação do site Metrô/CPTM dá conta de que empresas ouvidas pelo estado sugeriram o uso de trens “double deck”, ou seja, com dois andares. Seria uma opção de aumentar o carregamento sem precisar aumentar as plataformas.
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