Metrô

China inaugura de uma só vez 18 linhas de Metrô e dois VLTs

Wuhan, a cidade conhecida pelos primeiros casos da Covid-19, é a 11ª cidade chinesa a abrir novas linhas de metrô e veículo leve sobre trilhos – VLT no final do ano passado. Nos últimos anos, o país asiático vem repetindo uma tradição de inaugurar linhas metroviárias entre dezembro e janeiro.

A cidade ganhou dois eixos: uma extensão de 17,6 km sendo a Linha 8 de Liyuan ao sul até Yezhihu e uma extensão de 3,8 km da Linha 11 de Zuoling leste até a estação principal Gedian South.

Já Pequim e Chongqing ganharam extensões para suas redes ferroviárias urbanas no último dia 31 de dezembro. Em Pequim, a Linha 16 foi prorrogado por mais 10 km de Xiyuan sul para Ganjia Kou, a Linha Fangshan foi prorrogada em 5,3 km de Guogonzhuang norte a Dongguantou do Sul, enquanto outros 11,9 km foram incluídos na linha T1 do bonde Yizhuang, a sudeste da capital, que iniciou a operação entre Dinghaiyuan e Quzhuang. Chongqing abriu uma extensão de 0,8 km na Linha 1 de Xiaoshizi a Chaotianmen e uma extensão de 13,8 km para a Linha 6 de Yuelai ao norte até Shaheba.

Também no final do ano, uma extensão de metrô e duas novas linhas em Hangzhou foram avertas. A Linha 1 foi estendida 11,2 km de Xiasha Jiangbin ao sul até o Aeroporto Xiaoshan. As novas ligações compreendem a Linha 6 de Qianjiang Century City a sudoeste até Shuangpu e West Guihua Road, que adicionou 50,5 km à rede, e 39,3 km a leste-oeste da Linha 7 do Olympic Sports Center via Xiaoshan Airport para Jiangdong’er Road. Essas extensões expandiram a rede para 306 km. Em 2022, Hangzhou planeja expandir a rede de metrô para 516 km.

Já Xi’an comemorou a inauguração de três novas linhas: a Linha 5 de 41,6 km de Matengkong oeste a Chuangxingang, a Linha 6 da Universidade Politécnica do Noroeste ao sudoeste do Centro Médico Internacional da cidade (15,6 km) e a Linha 9 de Fangzhicheng para Qinlingxi (25,3 km). No mesmo dia, Guangzhou inaugurou um VLT em Huangpu com 7,3 km, ligando Changping às estações de metrô Xiangxue.

Fuzhou abriu uma extensão de 4,3 km para a Linha 1 do metrô da estação principal de Fuzhou South para Sanjiangkou em 27 de dezembro.

E por fim, outras quatro cidades abriram novas linhas de metrô. Zhengzhou inaugurou duas novas linhas: a Linha 3 de 24,3 km do Henan Sports Center, na Linha 4, ao sul e depois ao leste do Hospital Ortopédico de Henan e a Linha 4 de 29,3 km de Laoyachen ao leste e depois, para o sul até Langzhuang. Nanchang inaugurou sua nova Linha 3 de 28,5 km, indo da Avenida Jingdong a Yinsanjiao Norte. Hefei abriu sua Linha 5 de 23,2 km de Wanghucheng Oeste a Guiyanglu e Xangai abriu a primeira seção da Linha 18 de Yuqiao ao sul até Hangtou (14,5 km) e uma extensão de 9,8 km da Linha 10 de Xinjiangwancheng a nordeste até Jilong Road.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus