Recordar é viver

Estação Santa Cecília completa 37 anos

Era para ser chamada de “Duque de Caxias”, mas em 10 de dezembro de 1983 era entregue Santa Cecília, mais uma parada da linha Leste-Oeste, que mais tarde seria chamada de 3-vermelha. A Estação surgiu no segundo projeto da ligação Leste-Oeste, realizado entre 1973 e 1978, substituindo a estação projetada Duque de Caxias. Projetada pelo arquiteto Roberto MacFadden, suas obras foram contratadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo junto à construtora Engenharia, Comércio e Indústria S/A (ECISA), em 1980.

O fato histórico foi lembrado pelo Metrô em suas redes sociais, em uma postagem do estilo TBT:

A parada é subterrânea com mezanino de distribuição e plataformas laterais com estrutura em concreto aparente e aberturas para iluminação natural.

Conta com acesso para pessoas portadoras de deficiência física. Não possui escadas rolantes; seu acesso é feito por rampas nas entradas e internamente por escadas normais, porém bem acessível para cadeirantes por um elevador especial.

Tem uma capacidade de até 20.000 passageiros por hora nos horários de pico, e uma área construída de 10.680 metros quadrados.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus