Como será a integração entre as linhas 4 e 22 em Faria Lima?

A futura estação Faria Lima, integrante da Linha 22-Marrom do Metrô de São Paulo, será a terceira parada do novo ramal e terá um papel estratégico de integração com a Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro. Segundo o edital do projeto básico da Linha 22-Marrom, a estação foi projetada para receber um fluxo diário de 81.106 passageiros, dos quais a grande maioria (71.488) virá da transferência entre as linhas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Uma das principais diretrizes do projeto é a preservação das características urbanas e paisagísticas do Largo da Batata. De acordo com o edital do projeto básico, o corpo principal da estação será construído em uma quadra adjacente, evitando a ocupação da praça. A decisão visa proteger as árvores plantadas pela população e evitar interferências visuais na Igreja de Nossa Senhora do Montserrat, bem tombado pelo CONPRESP. Na praça, haverá apenas um acesso secundário, sem cobertura e em configuração reduzida.

Metrô de São Paulo

O edital do projeto básico da Linha 22-Marrom indica que a área a ser desapropriada soma 4.689,00 m², abrangendo 11 lotes compostos por lojas e galpões no Subsetor 1C da Operação Urbana Consorciada Faria Lima. O projeto prevê o uso de “empreendimentos associados” nessas áreas, com potencial construtivo de até 4,20 vezes o tamanho do lote, incentivando o uso de fachadas ativas (lojas voltadas para a rua).

Estrutura e Métodos Construtivos

A estação será profunda, atingindo 40,50 metros abaixo do nível da rua. Conforme o edital do projeto básico, a construção utilizará um poço lateral de 35 metros de diâmetro e valas a céu aberto (VCA) com paredes diafragma para mitigar impactos em prédios vizinhos e no lençol freático. Os túneis de conexão e de plataforma serão escavados pelo método NATM (túnel mineiro), passando por baixo da atual Linha 4-Amarela com uma sobreposição de segurança.

Metrô de São Paulo

Integração com a Linha 4

Para comportar o aumento de demanda, a atual estação Faria Lima da Linha 4-Amarela passará por reformas significativas. O edital do projeto básico da Linha 22-Marrom detalha:

  • Novas Escadas: Ampliação da capacidade de circulação vertical nas plataformas, com a rotação de escadas rolantes existentes em 180 graus e demolição de escadas fixas atuais para instalação de modelos mais largos.
  • Remanejamento Técnico: Salas operacionais do mezanino serão movidas para o pavimento superior, exigindo a ampliação de lajes onde hoje existem vãos de pé-direito duplo.
  • Mobilidade: Implantação de 10 vagas de kiss and ride (embarque/desembarque rápido) e um bicicletário com 100 vagas.

Pela imagem a seguir, a integração se dará por meio de um túnel de ligação com a área dos bloqueios:

Metrô de São Paulo

O principal desafio técnico, segundo o edital do projeto básico, foi viabilizar essas mudanças sem interferir no sistema de ventilação principal da estação da Linha 4, garantindo que o sistema continue operando durante as intervenções.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus