Trólebus

Eslováquia testa trólebus biarticulado, o maior modelo da Solaris

Bratislava, capital da Eslováquia, está testando um modelo de trólebus biarticulado, o chamado Trollino 24 sendo considerado o veículo mais comprido da Solaris. O veículo percorrerá as rotas da operadora Dopravný Podnik Bratislava até o final de novembro de 2020.

A empresa planeja aumentar suas capacidades em relação ao número de passageiros que transporta, e os testes deverão responder se o “light-tram”, como é chamado na Europa, poderá substituir os articulados de 18 metros em uso. Outros operadores do país também conhecerem o ônibus.

O trólebus é movido por dois motores de tração de 160 kW cada. Seu banco de baterias de alta potência é recarregado no caminho, coletando corrente da linha aérea. Em trechos sem rede aérea, pode operar com uma certa autonomia não divulgada pela fabricante. O ônibus transporta mais que 200 passageiros.

As câmeras, ao invés dos espelhos retrovisores, facilitam as manobras feitas com o veículo biarticulado. Além disso, eles garantem uma melhor visibilidade não apenas sob luz solar intensa, mas também durante a chuva ou neve, bem como à noite. O sistema MobileyeShield + de câmeras inteligentes elimina o problema de pontos cegos, alertando o motorista sobre outros usuários da via, incluindo qualquer ciclista ou pedestre localizado próximo ao veículo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus