Mobilidade Urbana

Covid retrocedeu em duas décadas a tendência no uso do transporte público, diz pesquisa

A pandemia atrasou em duas décadas políticas públicas em relação ao transporte público, com quase dois terços dos proprietários de automóveis no Reino Unido considerando agora usarem seus veículos, segundo publicação do The Guardian.

Uma clara maioria agora se recusaria a mudar para uma alternativa mais sustentável, mesmo com melhores condições de transporte. Uma pesquisa atribuída a RAC na publicação aponta a maior a relutância em usar o transporte público em 18 anos. Cerca de 65% dos entrevistados agora apenas considera seu veículo como meio essencial de deslocamento. Trata-se de uma inversão de tendência, onde nos últimos anos, o transporte público vinha ganhando adeptos.

Enquanto 54% disseram que a segurança era uma consideração, um número crescente agora considera um carro necessário para fazer compras ou visitar amigos. Enquanto isso, apenas 43% concordaram que usariam menos seus carros se houvesse um melhor transporte público, uma queda acentuada, quando 57% consideravam em 2019, e o menor valor desde 2002.

“Sem um esforço conjunto do governo e dos conselhos locais, a pandemia corre o risco de colocar esforços para incentivar os motoristas a saírem de seus carros para algumas viagens de anos atrás”, disse o porta-voz da análise de dados do RAC, Rod Dennis. “À medida que as cidades buscam melhorar a qualidade do ar e tornar os centros urbanos locais mais limpos, fica claro que alternativas eficientes e de baixo custo para o carro precisam de reflexão e investimento financeiro muito maior.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus