Mobilidade Urbana

54% dos usuários das periferias de São Paulo aumentaram o uso de transporte por app

O uso do transporte por aplicativo por moradores da periferia de São Paulo aumentou por conta da pandemia, é o que revela a pesquisa “Como as periferias se reconectam com a cidade”, realizada no final de julho pela operadora 99.

Os dados apontam que os moradores dessas áreas estão utilizando o transporte por aplicativo com maior frequência, com cerca de 54% dos pesquisados, para evitar aglomerações. Já aqueles que temem a contaminação pelo coronavírus no deslocamento aparecem em 46%.

Os dados apontam ainda que 22% dos entrevistados não conseguiram cumprir o isolamento social no período de quarentena, por conta do trabalho. Outros 40% afirmaram já ter voltado efetivamente para as ruas nos últimos quatro meses, o que representa 62% das pessoas entrevistadas já se deslocando pela capital paulista.

Foto: SP Sobre Trilhos no Twitter | @SPSobreTrilhos

A plataforma que encomendou a pesquisa afirma ter tido um acréscimo nas chamadas, com um aumento de 32% nas viagens realizadas. Já entre os meses de fevereiro e agosto, as corridas feitas pela parcela mais rica caiu 42% – o que pode ser explicado pela possibilidade das pessoas com maior poder aquisitivo poderem aderir ao home office.

O estudo investigou a mobilidade urbana durante a pandemia nos bairros periféricos de seis capitais brasileiras e identificou mudanças de comportamento entre os passageiros.

Em São Paulo, foram entrevistados usuários de aplicativos nas regiões de Grajaú, Campo Limpo, Capão Redondo, Rio Pequeno, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Carrão, Vila Matilde, Cidade Tiradentes e Guaianases. Grajaú (61%), Carrão e Vila Matilde (58%) são os bairros que apresentaram maior crescimento no uso de app no período.

Transporte coletivo ainda predomina

O estudo aponta também que os deslocamentos para o trabalho na capital paulistana por meio coletivo ainda são realizados majoritariamente por ônibus e de trem/metrô: 42% e 24%, respectivamente. Os carros por app respondem por 35% do uso.

“A pesquisa reflete nosso compromisso para democratizar o acesso às cidades por meio do transporte. Antes da pandemia, a maioria das nossas corridas já ocorriam fora do centro expandido. Diante de um impacto econômico e social tão grande, vimos a demanda nas regiões periféricas crescer ainda mais. O aumento de viagens realizadas pelos quartis mais pobres das cidades é uma tendência por todo o Brasil. E, por isso, estamos focados em garantir soluções acessíveis e seguras para todos”, explica a diretora de Comunicação da 99, Pâmela Vaiano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus