Mobilidade Urbana

Viagem longa? Saiba o que fazer para passar o tempo com qualidade!

Se você gasta muito tempo nas viagens de ônibus ou de trem, pode aproveitar esses minutos preciosos com qualidade. Confira dicar para passar o tempo em qualquer trajeto!

Uma das situações mais frequentes enfrentadas por aqueles que andam de trem ou de ônibus é o tempo gasto no transporte. Para muita gente, essas são horas perdidas que poderiam ser usadas para realizar outras tarefas. A boa notícia é que é possível aproveitar melhor o momento. Saiba o que fazer para passar o tempo com qualidade!

Mas atenção: em tempos de pandemia, é fundamental levar a higienização à sério. Por isso, na hora de pegar o celular ou um livro da bolsa, lembre-se de aplicar álcool em gel para evitar qualquer transmissão viral. Além disso, não se esqueça de andar com sua máscara de proteção.

Dito isso, hora de conhecer algumas dicas para passar o tempo em uma viagem longa.

Aprenda um novo idioma

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de falar um segundo idioma, especialmente quando falamos de oportunidades no mercado de trabalho. De acordo com pesquisas, somente 5% dos brasileiros são fluentes em inglês, o que faz com que essa característica seja extremamente valorizada pelas organizações.

A falta de tempo e de dinheiro são sempre apontadas como fatores para não estudar outro idioma. Porém, a tecnologia já permite aprender com o uso de aplicativos. Recomendamos a você aprender inglês com o auxílio de apps especializados, como é o caso da Babbel, que além de ter uma área gratuita, exige pouco tempo diário de estudo.

Imagem: Babbel

Uma vantagem da Babbel é que você não precisa estar conectado à internet para fazer uma lição. Assim, seja por conta do seu pacote de dados ou por passar em uma rodovia sem área, você conseguirá aprender algo novo em 15 minutos.

Assista um episódio da sua série preferida

Se você assina a Netflix, pode aproveitar para assistir um episódio da sua série preferida, sem gastar com internet. Isso porque, no aplicativo da plataforma de streaming, é possível fazer o download de episódios para assistir em um momento em que a conexão é rara.

Tudo o que você precisa fazer é instalar o app da Netflix no seu smartphone. Ao acessar sua conta, clique sobre a série ou filme desejado e localize o botão de download. O app vai começar a baixar para salvar em sua conta.

Porém, é importante que você faça o download em um lugar com boa internet e com antecedência, para somente abrir e assistir a série dentro do ônibus ou do trem.

Pratique o hábito da leitura

Para metade da população brasileira, a leitura não é um hábito. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2011 a 2015, a estimativa de brasileiros que consomem livros passou de 50% para 56%.

Apesar do aumento, esse número pode ser bem menor, uma vez que a pesquisa perguntava aos participantes se eles tinham lido pelo menos um trecho de qualquer livro nos últimos três meses, o que acaba incluindo apostilas de cursos, por exemplo.

Para mudar esse panorama de forma positiva, é preciso reforçar o hábito da leitura – e você pode começar a utilizar o tempo de viagem para isso. Ler livros ajuda na saúde mental, além de colaborar para o pensamento crítico e o desenvolvimento de empatia.

Se você não tem esse hábito ainda, aqui vai uma dica: escolha um livro que tenha relação com um assunto que você goste e se proponha a ler determinada quantidade de páginas por dia, mesmo que seja somente duas. Essa atitude vai fazer toda a diferença e, com o tempo, o gosto pela leitura vai ser uma realidade.

Colocando a vida social em dia

Com a correria do dia a dia, nem sempre conseguimos dar atenção às pessoas que amamos. Ao invés de consumir seu tempo de trabalho nessa função, você pode colocar a vida social nos eixos no momento que está dentro do ônibus.

O melhor é que, como esse é um tempo que você gastava “à toa”, não é necessário sentir culpa por não estar sendo produtivo. Ou seja, você pode mandar mensagem para seus familiares ou curtir uma rede social no período para que, quando chegar no seu destino, foque em tarefas do “mundo real”.

Sobreviver às horas no trânsito é mais simples se você contar com alguns recursos, seja um aplicativo para aprender idiomas, um livro ou mesmo as redes sociais. Aproveite essas ferramentas para ter um tempo de qualidade em qualquer viagem longa!

Sobre o autor do post

Editor convidado

Via Trolebus