YouTube video
Trens Regionais

7 viagens de trem de longas distâncias na América do Sul

Quem deseja viajar de trem em longas distâncias pode fazer as malas (em tempos sem pandemia) e viajar em rotas sem precisar viajar para longe em outro continente. Algumas dessas viagens contam com trens luxosos, e até spa nos vagões.

1 – Trem da Morte – Bolívia

É uma das formas mais baratas de acessar a Bolívia, o Trem da Morte parte de Puerto Quijarro, na fronteira com o Mato Grosso do Sul, até a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Apesar do nome, o trajeto é bem tranquilo – o apelido veio do século passado, quando a rota foi usada para transportar pessoas afetadas pela febre amarela. O Trem da Morte, corre em uma rota de 600 km de extensão.

2 – Belmond Andean Explorer – Peru

Considerado o trem mais luxuoso da America do Sul, o Belmond Andean Explorer proporciona ao passageiro algumas das mais incríveis belezas naturais e históricas do Peru. O trem parte de Cusco, capital do antigo Império Inca, até a cidade branca, Arequipa. O trajeto é de mais de 500 km.

Pelo caminho, é possível admirar lugares como o Lago Titicaca, o mais alto do mundo, além do Canhão de Colca, um dos mais impressionantes e profundos precipícios do planeta.

3 – Trem Para as Nuvens – Argentina

Uma das rotas de trens mais altas do mundo, o Tren a las Nubes cruza a Cordilheiras dos Andes, com trajeto de 200 quilômetros (só de ida) sai de Salta, ao norte da Argentina, passa pelo Viaducto La Polvorilla, que fica a 4.200 metros acima do nível do mar, para alcançar a Quebrada del Toro e chegar até a Puna.

4 – Estrada de Ferro Vitória a Minas

A ligação ferroviária que interliga a Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais teve início no final do século XIX e tinha como objetivo inicial o transporte ferroviário de passageiros e escoar a produção cafeeira do Vale do Rio Doce e Espírito Santo. Mas seu foco foi alterado em 1908, passando a visar Itabira e escoar o minério de ferro extraído no município até os complexos portuários capixabas.

Trata-se de um dos únicos trens diários de passageiros de longa distância do Brasil, e o trajeto é de 664 quilômetros. O trem para por 28 estações ao longo do caminho, e conta com serviço de bordo.

5 – Estrada de Ferro Carajás

A Estrada de Ferro Carajás (EF-315), também conhecida pela sigla EFC, é uma ferrovia diagonal brasileira com 892 km de extensão, em bitola larga, operada pela mineradora Vale S.A.. Passa pelos estados do Maranhão e do Pará, ligando o Porto do Itaqui no município de São Luís (MA) a Marabá e Parauapebas (PA).

O mais longo percurso de trem de passageiros do Brasil leva 16 horas.

6 – Tren Crucero – Equador

Passando por belos cenários equatorianos, o Tren Crucero percorre o trajeto Quito e Guayaquil ou vice-versa com mais de 400 km de distância. A viagem, com duração de 4 dias, conta com vagões café-bar e um salão panorâmico. Dependendo da época do ano, o trem cruza montanhas nevadas e o imponente Cotopaxi, o terceiro maior vulcão ativo do mundo.

7 – Expreso del Sur – Bolívia

O Expreso del Sur, também conhecido como Wara Wara del Sur, oferece uma linha direta entre as cidades de Oruro e Villazon, na Bolívia, distantes em 655 quilômetros. O trem também conta com vagões luxosos, e a viagem total leva treze horas, cruzando o deserto de sal Salar de Uyuni.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus