Trólebus

Seis cidades Suíças investem em trólebus biarticulados

Um movimento visto nos últimos anos mostra uma alternativa aos Veículos Leves sobre Trilhos – VLT adotado por pelo menos seis cidades da Suíça: o uso de trólebus biarticulados, apelidados de lighTram.

Os veículos contam com 24,7 metros de comprimento, duas articulações e espaço suficiente para 225 passageiros. Na maioria dos casos a carroceria escolhida é a HESS AG. Cinco cidades suíças já escolheram esses veículos e recentemente outra se une a esse “clube” exclusivo de operadores de trólebus: Lausanne.

A cidade trocou parte de uma frota de um modelo operacional de trólebus com reboque, pouco usado mundialmente:

Nesta a semana, a operadora Transports publics of la région lausannoise SA (TL) recebeu o primeiro dos 12 trólebus biarticulados. A linha que recebeu o veículo está em processo de atualização para o padrão BHNS (Bus to haiv niveau de service) com faixas adicionais de ônibus separadas dos demais veículos.

Todos os novos “lighTram® 25 DC” são equipados com baterias de tração, usando a tecnologia Dynamic-Charging-Technology para recarregamento dos equipamentos enquanto estão conectados com os fios aéreos. Em trechos sem rede elétrica, ou com problemas no cabos, os grandes trolley podem continuar a operar.

A operadora tem planos de adquirir novos veículos no futuro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus