Créditos: ViaMobilidade
Metrô SP

ViaMobilidade completa dois anos de operação

A concessionária ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás do metrô, completa dois anos de operação comercial nesta terça-feira, 04 de agosto de 2020. O contrato de concessão prevê operação da empresa por 20 anos.

Créditos: ViaMobilidade

De acordo com a operadora, nos primeiros 12 meses, a equipe de 1,1 mil colaboradores da concessionária trabalhou no último ano para transportar de forma rápida e segura mais de 144 milhões de passageiros. Foram realizadas 199 mil viagens, uma média de 545 por dia.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Confira alguns números da operadora:

• 31 mil ações de manutenção corretiva, preventiva e de melhoria foram executadas;

• Na área de Engenharia, foram analisadas 25 mil notas de manutenção; 65 estudos realizados; 59 projetos implantados;

• O setor de Sustentabilidade promoveu 34 exposições e 102 ações de engajamento com impacto direto em mais de 51 mil pessoas; destas, 5,2 mil passageiros foram vacinados;

Créditos: ViaMobilidade

• 1.748 objetos foram devolvidos aos donos pela Central de Achados e Perdidos, localizada na Estação Adolfo Pinheiro. Foram mais de 10 mil objetos recebidos pelo setor ao longo do último ano;

• 9.666 manifestações e 194 sugestões foram recebidas pela Central de Atendimento. Um exemplo de sugestão que está virando realidade na Linha 5-Lilás são os coletores de pilhas e baterias, em fase de implantação em todas as estações. As estações Santa Cruz, Santo Amaro e Largo Treze já contam com o serviço;

Foto: Richard Mendelsohn

Mais passageiros

A Linha transportava 320 mil passageiros por dia útil antes da concessão e chegou a transportar 600 mil passageiros por dia útil nas suas 17 estações, acréscimo de 90% em relação a 2018, quando a concessionária assumiu, e claro, quando o ramal ganhou novas estações. Para atender essa demanda, atualmente estão em circulação 24 trens.

Créditos: ViaMobilidade

A ViaMobilidade investe continuamente em melhorias para aumentar o conforto e segurança dos passageiros. Nossos colaboradores estão comprometidos em impactar positivamente a qualidade de vida de milhares de pessoas e contribuir para a mobilidade urbana em São Paulo”, afirma Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus