Trem de Carga

Rondônia volta a articular construção de ferrovia entre Brasil e Peru

Rondônia articula a volta de um projeto de uma ferrovia que ligaria o Estado até o oceano pacífico. De acordo com o site Tudo Rondônia, a Ferrovia Transcontinental colocaria fim aos embaraços de cargas na fronteira Brasil-Peru.

A retomada do projeto tem apoio de municípios, e de acordo com as autoridades, foram iniciadas negociações com autoridades chinesas, mas acabaram sendo interrompidas pela pandemia em março deste ano.

De acordo com a coordenadora de comércio exterior na Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Suellen Lemos, antes da pandemia, 70% das exportações de carne bovina e soja de Rondônia destinavam-se à China.

A Ferrovia Transcontinental [EF-354] conectaria o Oceano Atlântico, no litoral brasileiro ao Oceano Pacífico no litoral peruano.

O eixo ferroviário atravessaria de Leste a Oeste o continente Sul-americano, com cerca de quatro mil quilômetros de extensão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus