Foto: Fernando Picarelli Martins
Recordar é viver

O tempo que um trem urbanos ligava a estação Julio Prestes até o extremo sul de SP

Colaboração: Narciso de Queiroz

Um atendimento de trem urbano, que partia do centro de São Paulo até o extremo sul da capital, passando pelas margens do Rio Pinheiros. Nos dias atuais, o eixo é coberto pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

O atendimento operou entre o final dos anos 50 até o final dos anos 70. Foi criado com a implantação do ramal de Jurubatuba, construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana.

Trem que partia do centro até a Zona Sul

Na tabela abaixo é possível ver os horários que o trem partia, sendo somente em alguns períodos:

O eixo entre o centro e a Zona Sul era também de caminho de passagens de trem regionais, que desciam até a Baixada Santista.

Já o urbano, em alguns momentos ia até Evangelista de Souza, no entrocamento com a ferrovia Mairinque-Santos, no alto da serra.

Por volta do final de década de 70 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista. Foi então que o atendimento da Zona Sul passou a partir de Osasco, que originou a Linha 9-Esmeralda. Técnicos da Fepasa acreditavam que a demanda de passageiros era maior  da região oeste.

CPTM cogitou levar linha 9 de volta em direção a Julio Prestes

Em 2011, a CPTM anunciou que estudava implantar uma variação da linha 9 – esmeralda, em uma extensão de 7,5 km a partir da estação Ceasa até a Lapa. A ideia iria permitir uma viagem direta, sem baldeação, entre as regiões de Lapa até a Berrini em 21 minutos. Mas a conexão da Linha 9 com a Linha 4 em Pinheiros acabou tornando o projeto sem sentido.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Tudo bem Sr. Renato ?. Desejo que sim !!!
    Que matéria legal professor. É uma viagem no tempo , nos anos sessenta quando eu saia com meu pai para passear e passava na ponte da Euzébio Matoso vindo do Taboão eu via no lado direito esse trem parado onde está a Estação Hebraica e o que me chamava atenção era o numero de pescadores com suas varas do lado de fora do trem em direção da represa, e no lado esquerdo o cenário da foto é do rio em direção ao Ceasa, na primeira curva do rio é onde está hoje a Estação Pinheiros da CPTM e Linha Amarela , os galpões se não me engano era de uma fabrica de rações e os morros no fundo são do Alto da Lapa com o alto de Pinheiros . Depois vieram as marginais. Até á próxima professor.
    Abraços
    Gilberto

  • Bom dia !!..
    Na campanha eleitoral, o então Governador falava em reativar a linha de trem que ligava a estação Júlio prestes à Sorocaba (zona oeste) no iinterior do estado.
    Vc poderia informar, se essa idéia ainda procede, ou se foi apenas campanha ppolítica…
    Porque seria de grande ajuda para quem trabalha nas cidades do percurso, ou até mesmo pra quem vai à passeio do interior para capital , e vice versa. ….

Publicidade

Anúncios