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Trem de Carga

O projeto do ferroanel, elaborado em 1969 e até hoje incompleto

Uma ferrovia destinada aos trens cargueiros que circularia a região metropolitana de São Paulo. Este é o projeto do Ferroanel, com o objetivo principal de ampliar a capacidade do transporte ferroviário na região e separar a operação do transporte de cargas do transporte de passageiros nas linhas que hoje são compartilhadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e pela MRS Logística S.A. (responsável pelo transporte de cargas), permitindo também a melhoria do sistema de transporte público ferroviário da região.

O projeto não é novo, e desde pelo menos os anos 1960, São Paulo já tinha cerca de 4 milhões de habitantes e o centro da metrópole já era cruzados por ferrovias, foi quando surgiu os primeiros conflitos entre os dois tipos de comboios.

No final daquela década, em 1969, o governo do estado de São Paulo apresentou o projeto de implantação de um anel ferroviário em torno do aglomerado urbano. O projeto também apresentava o plano de uma futura ligação entre o anel e o Porto de São Sebastião.

Entre 1966 e 1971 foi construído pela RFFSA o primeiro trecho deste plano, o Trecho Leste do então Anel Ferroviário de São Paulo que liga a cidade de Suzano a cidade de Rio Grande da Serra. A via parte de Suzano, na Linha 11-Coral, cruza um pequeno trecho de Ribeirão Pires, até chegar a Estação Rio Grande da Serra, na Linha 10-Turquesa. Ficou conhecido como Ramal de Suzano.

O projeto só voltou a ser cogitado a partir dos anos 2000, com a crescente demanda de usuários da CPTM, e mais recentemente dois eixos foram propostos: o trecho entre Perus e Engenheiro Manoel Feio do Ferroanel Norte, e o trecho sul entre Rio Grande da Serra e Evangelista de Souza. O trecho entre Evangelista de Souza e Mairinque, da Linha Mairinque-Santos, assim como o ramal de Suzano já está operacional.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Os eixos norte e sul chegaram a ser prometidos para implantação junto ao Rodoanel. Em setembro de 2011, o governador do estado Geraldo Alckmin e a presidente da república Dilma Rousseff anunciaram que o trecho norte do Ferroanel seria inaugurado em 2014, o que não ocorreu.

A última notícia do ferroanel norte é que o projeto foi postergado. A informação é de Guilherme Mello, presidente da operadora ferroviária MRS.

Foto: Renato Lobo

Com a renovação antecipada da concessão com a MRS, o trecho norte do ferroanel seria contemplado. O governador João Doria e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, chegaram a assinar, em janeiro, um protocolo de intenções para a construção do trecho.

No entanto, a MRS identificou a necessidade de realizar uma obra anterior, que é a segregação de vias de carga e de passageiros entre Jundiaí e São Paulo. “Vamos liberar as linhas da CPTM para passageiros e ter uma linha dedicada para carga. Hoje, convivemos no mesmo leito, o que nos limita”, afirma Mello.

Já o eixo sul é mais distante. A DERSA quando desenvolveu o Rodoanel Mário Covas trecho Sul, entregue em 2010, já previa uma área reservada (faixa de domínio) ao lado do sistema viário, que seria fornecido sem custos para o projeto. Não há no entanto, prazos para sua construção.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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