Metrô

Metrô de Dubai chega aos 90 km de extensão após 11 anos de operação

A linha vermelha do Metrô de Dubai ganhou uma nova extensão de 11,8 km de trilhos elevados, e 3,2 km subterrâneos, além de sete estações, incluindo um novo intercâmbio em Jebel Ali e um terminal no local da Expo 2020. Com essa extensão, o sistema passa a ter 90 quilômetros de extensão. Sua abertura foi em 2009.

Uma cerimônia no dia 08 de julho marcou a inauguração do trecho que custou US $ 2,9 bilhões. A linha, com nome de Metro Route 2020, está programada para abrir ao público a partir de setembro, após testes operacionais da Autoridade de Transporte Rodoviário de Dubai (RTA). Os trabalhos nesta rota começaram em setembro de 2016.

O eixo de transporte pretende fornecer uma conexão de transporte para as comunidades de The Gardens, Discovery Gardens, Al Furjan, Jumeirah Golf Estates e Dubai Investment Park, que contam com uma população de cerca de 270.000 pessoas.

Os trens ainda devem atender aos Terminais 1 e 3 do Aeroporto Internacional do Dubai, com planos de estender a rota em 3,4 km da estação Expo 2020 para o Aeroporto Internacional Al Maktoum no futuro.

A capacidade será de 46.000 passageiros por hora e por sentido, com capacidade de 125.000 passageiros por dia a partir do próximo ano. A expectativa é de que o número de usuários deva duplicar para 275.000 por dia até 2030.

Tudo faz parte de um projeto maior da RTA de fornecer um sistema de transporte multimodal integrado para a cidade, incluindo linhas de metrô e VLT, ônibus e transporte marítimo, com projeções dos próximos 50 anos, que visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus