Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Baldy volta a falar de tratativas com ViaMobilidade para o Metrô no Jardim Ângela

Promessa de campanha do atual governador João Doria em levar a Linha 5-Lilás do Metrô, do Capão Redondo para o Jardim Ângela, segue em negociações com a ViaMobilidade. É o que diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em resposta a um usuário na rede social:

“Estamos em tratativas com consórcio que opera a Linha 5-Lilás para a possibilidade desta importantíssima obra de extensão entre a Estação Capão Redondo, que interligará M’Boi Mirim e Jardim Ângela” – informou o titular da pasta:

Estação Santo Amaro | Foto: Renato Lobo

Promessa para 2024

Em março, um comunicado da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, já havia informado as tratativas, com prazos bem otimistas:

“Assim como anunciado anteriormente, o Governo do Estado está em tratativas com a iniciativa privada para realizar os projetos que vão levar o metrô até o jardim Ângela, dentro dos prazos esperados: início de obras em 2021 e conclusão até 2024”, diz a nota da STM ao site Metrô/CPTM.

Promessa de 2011

Quando candidato ao Governo do Estado, João Doria prometeu leva o Metrô até Jardim Ângela. O anuncio foi feito em setembro de 2018, durante campanha em um clube às margens da represa Guarapiranga.

A extensão já tinha sido prometida em 2011 pelo então secretário Jurandir Fernandes. Em 2015, o sucessor de Jurandir, Clodoaldo Pelissioni, chegou a cogitar que a expansão poderia ficar a cargo da empresa privada que operaria a linha. Em 2018, o ramal lilás foi concedido à iniciativa privada, no entanto a extensão não foi inclusa como contrapartida da concessionária.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Extensão

A nova extensão teria 4 km de extensão e mais 3 novas estações: Jardim Ângela, Comendador Sant’Anna e M’Boi Mirim. A Linha 5-Lilás liga a estação Chácara Klabin até o Capão Redondo. Em um relatório divulgado pelo site do Metrô, a empresa estimava que seriam necessários mais 11 trens para atender a nova configuração de deslocamento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus