Aviação

Apenas 30 Boeing 747 de passageiros estão em operação no mundo

O Boeing 747 entrou em operação comercial na década 70, e depois de algum tempo ganhou os céus e o gosto de muitos operadores. Foram produzidas mais de 1.500 unidades, contando todas as versões de cargas e de passageiros, e a sua produção segue com a mais nova variante -8, apesar de sinais de um encerramento em breve.

Mas em tempos de pandemia, e com outras aeronaves mais eficientes, a rainha dos céus anda (ou voa) cada vez mais sumida dos ares.

A empresa Cirium especialista em dados e análises de aviação, estima que apenas 30 jumbos atualmente estão em operação, se considerar o serviço de passageiros, portanto não contando com os cargueiros.

São ao todo 162 aeronaves de passageiros registradas, mas apenas 30 (19%) estão ativas. Os 132 restantes estão aterradas.

O modelo foi originalmente pensado para transportar mercadorias, e meio século depois, a Rainha dos Céus volta às suas origens. Atualmente há 308 Boeings 747 cargueiros em plena operação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus