Foto: Rolf Heinrich, Köln
TAV

Alemanha encomenda 30 novos trens de alta velocidade derivados do projeto ICE 3

A Deutsche Bahn anunciou a compra de 30 novos trens interurbanos para operação de altas velocidades, capazes de rodar a 320 km/h. O pedido no valor de € 1 bilhão com a Siemens Mobility vai desenvolver um derivado do projeto ICE3. O contrato inclui uma opção para mais 60 trens.

A frota será implantada a partir do final de 2022 em rotas entre Dortmund em Nordrhein-Westfalen e Munique através da linha de alta velocidade Köln – Frankfurt, projetada para operação a 300 km/h. Todos os 30 comboios serão entregues até 2026, e os planos preveem que parte da frota seja equipada para rodar na Bélgica e na Holanda. Cada trem acomodará até 440 passageiros.

Ferrovia pensando no meio ambiente

“Embora a demanda tenha diminuído acentuadamente devido à pandemia de coronavírus, tudo fala em favor do transporte ferroviário ecológico a longo prazo” – diz o presidente do conselho da DB, Richard Lutz.

Já Andreas Scheuer, Ministro Federal de Transportes e Infraestrutura Digital, disse que “os novos e modernos trens ICE tornam as viagens de trem ainda mais atraentes … com esse movimento, as ferrovias estão se tornando cada vez mais uma alternativa ecológica para viagens de longa distância. A ordem também é um forte estímulo econômico”.

O governo alemão quer promover a expansão das viagens ferroviárias de longa distância como parte de uma estratégia para dobrar o número de passageiros ferroviários até 2030, seguindo as politicas de mudanças climáticas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios