Metrô

Metrô de Salvador completa seis anos de operação

No dia 11 de junho de 2014 era entregue a Linha 1 do Metrô de Salvador, após de mais de uma década de espera. A construção da primeira linha metroviária soteropolitana foi iniciada em abril de 2000 pelo consórcio Metrô de Salvador S.A. (Metrosal).

Era formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Camargo Correa e Siemens, que juntas venceram a concorrência pública aberta durante a administração municipal de Antônio Imbassahy. O trajeto pretendido começaria na Lapa e iria até uma estação dentro de Cajazeiras, não acompanhando o trajeto da BR-324 após Pirajá.

Após diversas paralisações e o primeiro prazo de 2003 foi esticado a 2008, e após mudanças no traçado, no ano da copa do mundo a linha foi aberta.

Em 2013, CCR metrô Bahia se tornou a concessionária responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos na ordem de R$ 5,8 bilhões.

Atualmente, a CCR Metrô Bahia opera duas linhas, com 33 km de extensão, 20 estações, 8 terminais de integração com ônibus, frota de 40 trens (fornecidos pela empresa Hyundai rotem), cada um com quatro carros. Emprega cerca de 1.500 colaboradores. O sistema transporta quase 400 mil passageiros por dia.

Em números

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas contabiliza 12.634.684 km rodados – o equivalente a 315 voltas na terra -, 293.758.248 passageiros transportados – número maior que a população do Mercosul – e 977.921 viagens realizadas.

Foto: Gabriel S. Lake

A malha é atendida por uma frota de 40 trens modernos e cada composição tem capacidade para transportar mil passageiros por viagem. Nos dias úteis são ofertados até 984 mil lugares, número que equivale a mais de 1/3 da população total da capital baiana. “O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é um projeto que vem transformando a mobilidade urbana da capital baiana e Região Metropolitana. Agora, a nossa missão é entender os novos anseios dos nossos clientes e direcionar todos os esforços para oferecer ainda mais qualidade e segurança no serviço e no atendimento”, afirma o presidente da CCR Metrô Bahia, Rodolfo Gonzalez.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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