A Airbus anunciou que concluiu testes com seu projeto de táxi autônomo, decolagem e aterrissagem (ATTOL). Foram mais de 500 voos realizados para coletar dados e testar recursos de operações autônomas.
A tecnologia da fabricante usa sistemas de vídeo para automatizar a aeronave. A tecnologia gerencia três fases diferentes de voo. Como regras que exigem o uso de cinto de segurança, o sistema pode ser usado durante o táxi, a decolagem e o pouso.
Foram feitos mais de 500 voos como parte de seu teste sobre a tecnologia. 450 desses voos foram usados para coletar dados de vídeo e calibrar e ajustar o algoritmo. Outros seis foram dedicados exclusivamente ao teste das capacidades de decolagem e pouso do sistema, com cinco decolagens e pousos ocorrendo durante cada viagem.
“Poderia ajudar os pilotos a se concentrarem menos nas operações da aeronave e mais na tomada de decisões estratégicas e no gerenciamento de missões. A Airbus agora pode analisar o potencial dessas tecnologias para melhorar as operações futuras das aeronaves, ao mesmo tempo em que melhora a segurança da aeronave, garantindo a manutenção dos níveis sem precedentes de hoje.” – diz a fabricante ao site Simple Flying, que sugere que o modelo usado no experimento foi um A350.