Aviação

Aeroporto de Guarulhos já contabiliza 17 ocorrências com pipas e balões neste ano

Em todo o Estado de São Paulo, já foram registradas 125 ocorrências aeronáuticas envolvendo balões. Deste total, 46 foram no entorno do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, de acordo com Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

De acordo com um levantamento da concessionária GRU Airport, 10 foram dentro dos 14 km² do sítio aeroportuário. Desses, sete provocaram algum tipo de interferência na operação dos voos, por terem caído ou terem sido avistados no pátio de manobras de aeronaves.

No ano passado, a empresa contabilizou 49 ocorrências envolvendo balão, sendo 33 no pátio de manobras. No mesmo período, a concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo registrou 25 incidentes envolvendo pipas. De janeiro a maio deste ano, foram sete interferências operacionais. Se somar os dois tipos de incidentes com pipas e balões, só este ano, já foram 17.

De acordo com o diretor de operações da GRU Airport, Cmte. Miguel Dau, uma das justificativas para o crescimento destes números é a pandemia de covid-19, em função do aumento do tempo ocioso para crianças e adultos e a diminuição temporária da atividade aérea no aeroporto, que pode causar a falsa sensação da redução dos riscos envolvidos. “Ocorrências com pipas e balões, infelizmente, ainda são comuns nos períodos de férias escolares, mas o que nos chama atenção é que, até o final de abril, já ocorreram 17 ocorrências desse tipo dentro do sítio aeroportuário. Este número é alto”, afirma.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus