YouTube video
Trens Regionais

Redes dos sonhos, previa trem intercidades até Baurú, São José do Rio Preto e Caraguatatuba

Uma rede de trens intercidades dos sonhos, atingindo 173 cidades, com ligações ferroviárias distantes, até Piracicaba e Caraguatatuba, por exemplo.

Este foi um estudo apresentado pela CPTM em 2013, durante a 19º Semana de Tecnologia Metroferroviária. A rede foi dividida em projeções que vão dos anos de 2020 a 2040, e beneficiaria a chamada “macrometropole” paulistana, com 30,1 milhões de habitantes.

No horizonte de 2020, teríamos pelas projeções, além das 4 linhas prometidas, mais alguns acréscimos com ligações entre cidades sem a necessidade de passar pela capital, conforme o mapa divulgado na apresentação:

regionais2020_zpse7ac2c52

Já para 2030, os estudos apontam para uma malha um pouco mais longe, chegando a São José do Rio Preto, e beneficia outras localidades jamais imaginadas, como a cidade de Caraguatatuba:

regionais2030_zpscd498c5f

Em 2040, o mapa mostra novas conexões entre-municípios, mais uma vez sem precisar passar pela região metropolitana de São Paulo:

regionais2040_zpsfd3a4ad8

Do sonho a realidade

O Governo Estadual tem planos de lançar a primeira linha do trem intercidades entre 2020 e 2021, com lançamento do edital de licitação de uma ligação entre São Paulo e Campinas. Há planos, sem data definida de estender a Linha até Americana, e posteriormente novas linhas até São José dos Campos, Sorocaba e Santos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus