A onde de aterramentos e aposentadoria do Airbus A380 por companhias aéreas, frente à pandemia do novo coronavírus, que derrubou a procura por viagens, muito se especulou sobre a maior operadora do superjumbo se desfazer dos modelos.
Mas, de acordo com o presidente da Emirates, Sir Clark Clark ao Financial Times, os modelos de quatro motores e dois andares devem seguir voando.
“Não estamos nos livrando de nenhum deles além de três lançamentos e nove 777 programados para este ano… [O A380 tem] um lugar na rede internacional da Emirates na escala que tinha antes. Embora não hoje ou totalmente no próximo ano, mas no ano seguinte acho que haverá um lugar para isso e acho que será extremamente popular. ” – afirmou Clark.
Outras empresas vem aposentando o modelo
O A380 vem sendo desativado por algumas companhias aéreas, a medida em que a crise se agrava, e o modelo se torna inviável economicamente.
O presidente-executivo da Qatar Airways, Akbar al-Baker, revelou que talvez a empresa não voará mais com o Airbus A380 novamente. A companhia aérea possui 10 do tipo, todos já aterrados por conta da baixa demanda de passageiros, ocasionada pela pandemia.
Al-Baker disse que a operadora não retornará o A380 para serviço por pelo menos um ano, possivelmente nunca mais. A frota toda da companhia pode encolher cerca de 25% como resultado da crise da COVID-19. “A Qatar Airways está estacionando seus 10 A380 e eles não voltarão por pelo menos um ano, e talvez nunca” – disse Al-Baker em uma entrevista ao Executive Traveler.
A Air France foi mais dura, e anunciou a retirada definitiva de suas nove aeronaves A380. A aposentadoria acabou sendo antecipada, já que ocorreria em 2022. A companhia aérea chegou a operar dez superjumbos.
Os modelos aterrados e desativados foram vistos em um cemitérios de aviões na Espanha.