Em uma entrevista na Rádio Bandeirantes, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy confirmou que o projeto dos trens do monotrilho da Linha 15-Prata “não estava adequado”. A entrevista foi repercutida pelo Diário do Transporte.
O monotrilho da Linha 15-Prata está há mais de 50 dias sem funcionar, após uma peça ter caído na Avenida Sapopemba. A linha 15 foi fechada no dia 29 de Fevereiro.
“Foi necessário fazer a troca de parte de peças do jogo de rodas que não suportaram o volume de passageiros neste sentido. Portanto houve sim o reconhecimento que o projeto não estava adequado”, explicou Alexandre Baldy. A fabricante do projeto é a Bombardier, que fabricou 27 composições.
Monotrilho de alta capacidade
Durante a fase de obras, o Governo do Estado divulgou que o monotrilho da Linha 15 seria um dos com maiores capacidades de transporte do mundo. O projeto original prevê que 48 mil passageiros, por hora e por sentido, possam ser atendidos pela linha. Quando o monotrilho chegar em Jardim Colonial, uma parada após São Mateus, são esperados mais de 400 mil passageiros por dia.
Foi então necessária a troca de peças no o jogo de rodas em toda a frota de 27 trens. O meio de transporte segue fechado, no entanto, por conta de contingenciamento social e afastamento de funcionários do Metrô, frente à pandemia.