Metrô SP

Onde será o Pátio de trens da Linha 19-Celeste do Metrô?

A Linha 19-Celeste do Metrô é bastante aguardada pelos passageiros do transporte coletivo, sobretudo por aqueles que moram em Guarulhos, segundo município mais populoso do estado de São Paulo.

O novo eixo metroviário ligará as Estações Anhangabaú, no centro de São Paulo, até Bosque Maia, e foi projetada para uma extensão operacional 17,6 km, 15 estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção. Terá também outros três estacionamentos, sendo espaços ao longo da linha para a retenção de trens, como ocorre nas Linhas 1-Azul e 2-Verde próximo de Ana Rosa.

De acordo com o relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019, a Linha 19 terá seu pátio em Vila Medeiros, um distrito situado na Zona Norte do município de São Paulo e pertence à Subprefeitura de Vila Maria-Vila Guilherme, entre a Vila Maria, Vila Guilherme, Tucuruvi, Jaçanã, Itapegica e Ponte Grande. Os dois últimos, pertencentes à Guarulhos.

Os estacionamentos serão em Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, e terão ainda outros 19 poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.

Não há informações exatas que vieram a público sobre onde será o pátio, e a Vila Medeiros é extremamente povoada e com poucas áreas vazias, o que sugere que as residências poderiam ser desapropriadas. Há, no entanto, um grande terreno que fica entre a Rodovia Dutra e Fernão Dias, que seria entre as estações Jardim Julieta e Jardim Japão:

O projeto básico da Linha 19-Celeste está em fase de licitação, e não há previsão de obras. A expectativa é que a Linha 19 atenda a uma demanda diária de 621 mil passageiros por dia útil. O eixo metroviário terá 31 trens e o intervalo é estimado em 105 segundos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • De onde está prevista o início dessa linha no Boque Maia são cerca de 5Km até a Estação Aeroporto Guarulhos.
    Porque não começa essa linha já anexa a uma estação já existente? Visando atender também com uma segunda opção o Aeroporto de Guarulhos.

  • Esta linha poderia chegar até o Jardim Cumbica e Ottawa, por ser uma região muito populosa no Município de Guarulhos – SP.
    Bom trabalho Renato Lobo, coloca mais matérias sobre esta linha.

  • Se a linha tivesse mais 3km, poderia chegar na estação Cecap e interligar com a linha 13. Fora que naquela região tem terreno de sobra pra pátio!!!

  • Renato na vdd a entrada mais próxima pra esse terreno seguindo o traçado previsto dos túneis está entre a estação itapegica e jardim julieta, o traçado entre jardim brasil e jardim Japão é bem maia distante desse terreno

Publicidade

Anúncios