Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Empresa Itapemirim quer participar de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM

O grupo de empresas da Viação Itapemirim Itapemirim que participar da licitação de concessões das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, de acordo com uma entrevista do empresário Sidnei Piva ao jornalista Adamo Bazani, do Diário do Transporte.

Piva diz ainda que tem interesse em linhas metroferroviárias e no setor de aviação. A CPTM está na fase de consulta pública. O governo estadual tem planos de conceder as duas ferrovias, e a primeira audiência pública já foi realizada. A previsão é que o edital seja lançado ainda em maio deste ano, e a entrega de propostas está prevista para setembro.

O concessionário explorará os serviços por 30 anos, e terá que fazer algumas contrapartidas, como a compra de 30 trens e reforma de 35 estações.

Mas o projeto encontra resistência, tanto por parte do sindicato da sorocabana, que representa os ferroviários das linhas 8 e 9, quanto por deputados da oposição.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus