O Airbus A330-800 obteve aprovação européia para operações estendidas de dois motores (ETOPS) de 180 minutos. Com isso, a Airbus finalmente conseguiu o ETOPS 180 para os dois membros da família A330neo. A fabricante européia disse que a certificação é “um testemunho da maturidade do projeto e dos sistemas da aeronave”.
A aprovação permite agora que a Airbus busque a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) por ETOPS 285 minutos. Se a Airbus conseguir essa certificação, a família A330neo teria a opção de atender novos roteiros diretos ‘não limitativos’.
O que é ETOPS?
ETOPS (Extended Twin Engine Operations) é uma sigla para certificações oficiais de autoridades aeronáuticas de vários países, que permitem às aeronaves comerciais bimotoras e aeronaves executivas bimotoras voarem em rotas com trechos que estejam tão distantes de um aeroporto alternativo quanto a distância de voo percorrida em até 60 minutos, ou, em outros casos, até mais.
Numa tradução livre e simplificada, ETOPS significa Operação de Longo Alcance em Bimotores, e, durante o processo de certificação, as autoridades aeronáuticas submetem a aeronave e o seu fabricante a uma série de exigências, entre elas sistemas de segurança redundantes e equipamentos de comunicação e navegação altamente confiáveis.