Após aposentar seu primeiro Airbus A380, a Air France pode acelerar a retirada do superjumbo de operação. Ben Smith, CEO da Air France-KLM, disse à imprensa local esta semana que está antecipando a aposentadoria do restante da frota.
Havia planos da empresa francesa eliminar o jumbo gigante até 2022. Segundo uma análise do site Simple Flying, ainda que a Air France ainda não tenha confirmado oficialmente os planos de acelerar a aposentadoria do A380, há uma forte possibilidade de que eles não voltem a funcionar depois que a atual crise terminar.
“Obsoleto”
A empresa já não estava muito satisfeita com o grande avião. A CEO da empresa, Anne Rigail, chegou a chamar o A380 de “totalmente obsoleto, muito caro, muito grande”.
Primeira européia a voar com o A380
Em 23 de novembro de 2009 a Air France realizou o seu primeiro voo comercial em A380 entre Paris-Charles de Gaulle e Nova York.
Tornou-se assim a 1ª companhia européia a oferecer voos a bordo deste quadrirreator de dois andares, capaz de voar mais de 13 000 km a uma velocidade de 900 km/h.