Russos estão desenvolvendo um novo modelo de aeronave de corpo largo. De acordo com o site Flight Global, estudos de possíveis configurações de “asas voadoras” foram examinados por vários anos, usando modelos com vários projetos de cauda e motor. A publicação credita estudos ao Instituto Aerohidrodinâmico Central de Moscou.
Testes anteriores em túneis de vento revelaram interferência aerodinâmica “desfavorável” nas barreiras do motor, e os projetos foram aprimorados para otimizar a configuração e eliminar os efeitos adversos causados pela interação de equipamentos, como a asa.
O design mais recente, embora não seja totalmente misturado na fuselagem dianteira, permite maior capacidade de passageiros e melhora a aerodinâmica da superfície superior em relação aos motores, afirma o instituto.
A publicação diz ainda que a fuselagem poderá ter dois andares e oferece ruído “dramaticamente reduzido” como resultado dos efeitos de blindagem.
O modelo em escala 1:33, construído em ligas de aço e alumínio, tem cerca de 1m de comprimento e uma envergadura de 1,8m, apresentando uma cauda em V e dois motores.
Os testes do modelo começarão em breve em um túnel de vento, permitindo que os pesquisadores examinem suas características durante o voo de cruzeiro e estudem o impacto do layout do motor.